sábado, outubro 23, 2010

Brasil exporta a corrupção ao futebol mundial. Que vergonha!

Explicações óbvias sabendo de antemão que jamais terá punição,
muito menos investigação. Até quando o Brasil será assim?


Aquilo que o Brasil saber fazer de melhor, a corrupção, está tentando aterrisar em solos europeus, por meio de Ricardo Teixeira, o eterno presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). É o que afirma o jornal inglês Dayly Mail que, por meio de reportagem, mostra o envolvimento de Teixeira em participação de esquema para favorecer as candidaturas da Espanha e do Qatar para sediar as Copas de 2018 e 2022, procurando, com isso, evitar que a Inglaterra tenha oportunidade de voltar a organizar a competição. A mesma informação também foi publicada no jornal The Times.

Conforme o jornal, a Espanha estaria propondo troca de votos com Qatar por meio de acordo firmado com o pequeno, mas poderoso financeiramente país árabe, situação que não permitida pela própria Fifa. Aliás, esta entidade, que é aponta como que mais congrega países em torno de uma organização mundial, mais que a ONU (Organização das Nações Unidos), sempre, ao longo de sua história se pautou pela ética e busca da paz entre os seus confederados. E assim tem se mantido como exemplo.

Como toda corrupção que se preza, não é só Teixeira que está envolvido. São citados também no conluio em favor da Espanha e Qatar o espanhol Angel Maria Villar Llona, o argentino Julio Grondona e o guatemalteco Rafael Salguero.

A direção da Fifa, que já abriu sindicância para apurar os fatos, afirma que não tolera estes tipos de acordos isolados em nome da própria entidade e das confederações filiadas. “A Fifa é uma entidade de excelência e não é conivente com as sujeiras que ocorrem no mundo”, disse o presidente Joseph Blatter, em entrevista coletiva tempos atrás.

A entidade, dias antes deste fato, suspendeu dois dirigentes acusados de venda de votos: o nigeriano Amos Adamu e o taitiano Reynald Temarii. Ambos foram filmados fazendo barganha com seus votos na troca de apoio à Espanha e ao Qatar. A escolha dos paises sedes para as referidas copas, acontece dia 2 dezembro, em Zurique, na Suíça.

Como sempre acontece, situações de corrupções ocorrem em demasia em países pobres e latino-americanos, como é o caso do Brasil, e consequentemente da Argentina.

A Fifa deveria agir logo e, como medida, suspender as candidaturas dos dois países solicitantes à sede de mundiais, além de penalizar os demais envolvidos na falcatrua, como é o caso do Brasil. Se não tomar estas medidas, a entidade confirmará que está perdendo força e se tornando uma entidadezinha qualquer, fazendo golpe de vista à sujeira.

Para nós brasileiros, que deveríamos estar exportando qualidades, esta mancha de Teixeira suja a todos nós. Por isso, que o Brasil é visto nos filmes europeus e estadunidenses como rota de fuga dos marginais de lá para cá. Com inveja, como sempre, o nosso país está querendo fazer ao contrário.

A bem da verdade é que o futebol caiu como luva para Ricardo Teixeira. A exemplo de Lula, na política. O homem não entende nada futebol, não sabe chutar uma bola, nem para um time ele torce. Dizem que é o Ameriquinha do Andaraí. Mas, se tornou o nome mais poderoso do esporte mais popular do país.

Há uma explicação para isso. Ele era genro de João Havelange, que ao deixar a presidência da antiga CBD (Conselho Brasileiro dos Desportos) indicou aos ditadores militares brasileiros Ricardo para assumir o comando do futebol. Foi o que se sucedeu. Antes porém, a entidade foi presidida por Heleno Nunes e depois Giulite Coutinho. Com Ricardo mais experiente e Havelange no comando da Fifa, então, os militares acataram a determinação.

Ricardo é presidente da maior entidade do futebol sem jamais ter sido presidente de um time futebol. Coisa estranha. Não se questiona que ele não seja competente. Ele tem suas qualidades administrativas. Tudo bem!

O que está evidente é que o futebol brasileiro nunca ganhou tanto dinheiro como nos últimos vinte anos e a gastança com o dinheiro público se tornou uma farra. Pois, a CBF recebeu enormes quantias do erário público sem jamais prestar contas. E Ricardo Teixeira, neste período, se tornou um dos homens mais ricos do país.

Mas, como se o presidente da CBF não deve receber ordenado. Ainda que receba não daria para atingir riquezas que levariam 100, 200 anos, talvez. Estranho, não? Não é preciso dizer mais nada. Fique na consciência do leitor o que deve ser pensado.

Agora, não contente com a riqueza na CBF, Ricardo quer o mundo, quer a Fifa. E com ele, seguirá, os maus costumes da triste realidade brasileira. O craque Gerson já tinha previsto tudo isso. Uma pena que o Brasil possa ter este tipo de exportação.

quinta-feira, outubro 21, 2010

Um mundial a ser questionado

Título de 2000 do Corinthias abre precedentes
para a reivindicação de outros times mundiais

Esta semana está sendo de muitas revelações. Uma delas é no futebol. Com todo respeito aos corintianos, mas Roberto Carlos, o lateral esquerdo do time, está coberto de razão. Não é nada fácil um jogador vir a público e dizer o que ele disse, afirmando, em entrevista ao programa Bola da Vez, da ESPN Brasil, que o título ‘mundial’ conquistado pelo Corinthians em 2000 não passou de um ‘mundialito’. Só um jogador da estirpe dele teria a coragem e postura de dizer isso.

Na verdade, o torneio daquele ano foi experimental. O Corinthians nem poderia ter participado dele. Isso só ocorreu em virtude do torneio ter sido realizado no Brasil e, para brindar o país, a Fifa, por motivos políticos e marketing, acabou incluindo o time paulista por ter sido o campeão nacional daquele período.

Foi merecida a conquista? Sim, sem dúvida, pois o time corintiano, apesar de não ter jogado tão bem aquela final com o Vasco da Gama, ganhou nas disputas de penalidades. Graças a uma finalização, incrivelmente desperdiçada por Edmundo, então o craque cruzmaltino. Durante os noventa minutos, o Vasco foi melhor.

Mas, como Roberto disse, os times visitantes, principalmente Real Madrid (onde ele jogava na época) e Manchester City não queriam nada com nada, pois sabiam que o título não tinha valor significativo. Vieram ao Brasil mais em ritmo de férias. “Muitos jogadores do nosso time ficavam acordados até às 5h, 6h. O pessoal não dormiu, muitos vieram aqui a passeio", diz ele na entrevista.
“Além do mais, os times europeus enfrentaram um calor enorme. O pessoal do Manchester United, então, lá no Rio, ficava só na piscina”, completou.

Diante desta exposição, vinda de um jogador que é ídolo atual dos corintianos, de, fato, o ‘mundial’ ganho não passou de torneio de férias. No entanto, o Corinthians levou isso a sério e coloca a conquista como a principal da sua história. Fato mais do que importante para a glória e honra dos cem anos da existência do time. Mas, não para a história do futebol mundial.

Esse ‘mundialito’, como Roberto bem disse, abriu precedentes para que outros times de todo o planeta reivindicassem conquistas de torneios internacionais semelhantes dos últimos sessenta anos. Sãos os casos do Millonarios (Colômbia), América (México), Hovend (Hungria), Vasco e Palmeiras, ambos brasileiros. Além de outros mais. Todos entendem que suas conquistas foram semelhantes ao do Corinthians.

No entanto, os organismos e pesquisas do futebol entendem que para ser campeão do mundo, o time necessita ser campeão do seu país (o que ocorreu com o Corinthians), depois o do continente e, sequentemente ter o direito de disputar a final do mundial. Desta forma, São Paulo (três vezes) Santos (duas), Flamengo, Grêmio e Internacional sãos únicos times brasileiros campeões mundiais.

Não se pretende menos prezar a brilhante conquista corintiana em 2000, mas ela não tem o mesmo peso que tiveram as equipes citadas que venceram seus mundiais depois de conquistarem os títulos nacionais e continentais. Justiça seja feita para o bem da história do futebol mundial. Nada mais que isso.

Heloísa Helena: mulher de coragem

Exemplo de honra e dignidade da política
brasileira nos dias atuais de eleição presidêncial


No Brasil atual, em tempos de eleições, é preciso ter muita coragem e vergonha na cara para se dizer o que se sente e o que se deve ser ouvido. Partindo de um homem, eis que a tarefa é quase impossível, pois estes mentem o tempo todo e são capazes de se enganarem, até de trair a sua própria personalidade.

Digna. Muito digna a atitude de coragem de Heloisa Helena, uma mulher que representa os oprimidos deste país e que luta pelos direitos sem precisar estar nos grandes poderes. E quando lá esteve, teve a dignidade de perder, porque não se utilizou do principal elemento de artimanha que move a política de hoje: a mentira.

Nesta semana, ontem (20), ela renunciou à presidência nacional do seu partido, o Psol, que resolveu se bandear pelo lado do poder que corrompe este país: o Palácio do Planalto, onde se hospeda um aposentado especial: Luis Inácio da Silva, que a todo custo, desrespeitando o direito democrático, quer ver a subversiva Dilma na presidência do Brasil., como se o cargo fosse seu.

Pois bem. Heloísa, com muita coragem, não só renunciou à presidência do partido, como apresentou carta à Nação brasileira para justificar sua atitude e mostrar parte do que anda ocorrendo nos bastidores da política tupiniquim. Veja a carta na íntegra.
"Comunicado de Afastamento da Presidência Nacional do PSOL

1. Agradeço a solidariedade de muitos diante da minha derrota ao Senado (escrevo na primeira pessoa pois sei, como em outras guerras ao longo da história já foi dito "A vitória tem muitos pais e mães, a derrota é orfã!").

Registro que enfrentei o mais sórdido conluio entre os que vivem nos esgotos do Palácio do Planalto - ostentando vulgarmente riquezas roubadas e poder - e a podridão criminosa da política alagoana. Sobre esse doloroso processo só me resta ostentar orgulhosamente as cicatrizes, os belos sinais sagrados dos que estiveram no campo de batalha sem conluio, sem covardia, sem rendição!

2. Comunico à Direção Nacional e Militância do PSOL a minha decisão de formalizar o que de fato já é uma realidade há meses, diante das alterações estatutárias promovidas pela maioria do DN me afastando das atribuições da Presidência. Como é de conhecimento de todas(os) fui eleita no II Congresso Nacional por uma Chapa Minoritária, composta majoritariamente pelo MES e Poder Popular (MTL), em um momento da vida partidária extremamente tumultuado que mais parecia a velha e cruel opção metodológica das lutas internas pelo aparato diante dos escombros de miserabilidade e indigência da nossa Classe Trabalhadora. Daí em diante o aprofundamento da desprezível carnificina política foi ora transparente ora dissimulado mas absolutamente claro!

Assim sendo, em respeito à nossa Militância e aos muitos Dirigentes que tanto admiro e por total falta de identidade com as posições assumidas nos últimos meses pela maioria das Instâncias Nacionais (culminando com o apoio a Candidatura de Dilma!) tenho clareza que melhor será para a organização e estruturação do Partido o meu afastamento e a minha permanência como Militante Fundadora do PSOL, sempre à disposição das nobres tarefas de organização das lutas do nosso querido povo brasileiro! Avante Camaradas!

Maceió, 19 de Outubro de 2010

Heloísa Helena

Enfim, Globo perde primazia do monopólio no futebol brasileiro

Levou anos, décadas, mas, finalmente, a Rede Globo perdeu a primazia de só ela poder transmitir jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol. Decisão do Cadê (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) dá condições de todas as demais emissoras do país de disputar o direito na transmissão dos jogos. E o telespectador ou ouvinte poder ter a opção que deseja.

Uma pena que esta decisão não atinja também as demais competições esportivas do país, principalmente quando se trata de selecionados brasileiros, com ênfase ao futebol. Por que só a Globo, se temos outros canais de televisão?

Se a questão é monetária, tudo bem. Que compre os direitos quem tiver mais dinheiro. O que não se permitia era o monopólio total e ditatorial da Globo. Ainda mais por se tratar de que ela usufrui de concessão que é autorizada pelo Congresso Nacional e assinada pela presidência da República. Não coloco em dúvida a aparelhagem tecnológica de que dispõe a emissora de Roberto Marinho, mesmo porque, todos sabem, que ela é financiada pelas oligarquias européia e estadunidense para defender seus interesses destes em coisas do dinheiro público que rola em terras brasileiras.

Mas, é certo que as demais emissoras também tenham o direito de transmitir aquilo que diz direito ao povo. Não pode haver exclusividade nisso. Ainda assim, está sendo dado mais um tempo de lambuja de um ano para a Globo se sustentar, como dona do Brasileirão de 2011. A nova ordem está valendo para 2012 a 2014. Vamos ver no que vai dar.

terça-feira, outubro 19, 2010

Delegado da pasta preta

Espera-se do delegado Protógenes o mínimo
de ética na defesa da coisa pública

O delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, eleito recentemente deputado federal pelo PCdoB, é visto nos debates presidenciais com uma pasta preta contendo documentos que procuram difamar o candidato José Serra e o próprio PSDB. No próximo dia 29, no ultimo debate eleitoral, pela TV Globo, ele promete detonar os tucanistas com uma bombástica revelação. Não tenho nada com isso e não nutro nenhuma simpatia por ambas as partes.

No entanto, o que me chama a atenção é o desespero estampado no delegado que utiliza de informações que interessam ao povo brasileiro, e apenas ao brasileiro, e as usa, para não dizer chantageia, para interesses de fins políticos, ou seja, eleitorais mesmo.

Se ele pretende ser deputado desta maneira, que me desculpem seus eleitores, mas não servirá para ser um bom parlamentar. Antes de propostas e ideais políticos, sejam pessoais ou de partidos, o parlamentar foi eleito para representar os interesses dos eleitores, principalmente dos seus, que depositaram suas confianças nele.

Se nem bem foi eleito e ainda não tomou posse, o prezado delegado deveria zelar pelo o que é de interesse público, ainda mais sendo ele um funcionário público federal. Se ele tem informações públicas que visam ‘detonar’ o adversário que o faça agora para o bem dele e do interesse público.

O Brasil não pode ficar a mercê de atitudes ‘terroristas’ como está se manifestando o camarada. Nem nos bons tempos em que se tentava fazer comunismo a coisa funcionava desse jeito.

Coisas públicas são de interesse público e não podem ficar a mercê de um funcionário público fazendo ameaças. Um parlamento se faz de homens sérios. Ainda acredito que o senhor Protógenes seja um homem sereníssimo e que vá fazer parte do parlamento como homem de qualidade e não apenas um denunciador, como está sendo noticiado que assim o fará nos próximos debates presidenciais.

Afinal de contas, nós brasileiros, temos o direito de saber das coisas públicas sem a chantagem de quem retém as informações de domínio absolutamente público.

Assassinatos no jornalismo brasileiro persistem no século 21

No Brasil dizer a verdade é pago com a morte.
E Lula ainda diz que o país vive o espetáculo do crescimento?
Qual crescimento? O dele, que só ele vê, dos seus lacaios petistas?
Em questão de dois dias duas pessoas ligadas ao setor de jornalismo foram impiedosamente assassinadas por simplesmente tentar exercer o direito de opinar sobre as maracutaias que emperram o desenvolvimento do Brasil em todos os sentidos. Dizer a verdade neste país ainda é proibido, como era o costume medieval.

Cadê a turma dos direitos humanos?. Onde está a Justiça? Por onde andam os promotores de Justiça? Estão todos acomodados confortavelmente em seus assentos e recebendo seus altos salários em dias, esperando por denuncias. Aliás, a Justiça brasileira só viver de denuncia. Não faz nada para agir se não for alguém ir até lá para denunciar, para ficar marcado.

Ao longo dos meus 33 anos de jornalismo, fui massacradamente perseguido por mostrar irregularidades nos diversos poderes constituídos deste país, principalmente em prefeituras e câmaras de vereadores. Que ganhei com isso? Se não tivesse tido esperteza para escapar dos muitos alçapões que armaram contra mim, com certeza, hoje seria mais um corpo depositado numa das valas de muitos cemitérios dos solos tupiniquins.

E os sindicatos dos jornalistas? E a Fenaj, a tal federação dos jornalistas? Para que servem? Apenas para lamentarem a morte de mais um colega? E o que dizer da ANJ, a associação nacional de jornais?

Enfim, a verdade é que o dono de jornal Wanderlei dos Reis, de 42 anos, e o radialista Francisco Gomes de Medeiros, 48, foram covardemente assassinados em suas residências.

O primeiro crime aconteceu dia 17, quando Wanderlei, proprietário do jornal Popular News, foi baleado na noite anterior por três homens armados no interior de sua casa, na região central do município de Ibitinga, no estado de São Paulo. Já Francisco Gomes de Medeiros, conhecido como F. Gomes, foi alvejado por tiros em frente sua casa, às 21h de ontem (18), no bairro Paraíba, em Caicó, a 304 quilômetros de Natal, no Rio Grande do Norte.

De acordo com registro da Polícia Civil, F. Gomes se encontrava na calçada de sua residência, quando um homem, em uma moto, disparou vários tiros e fugiu. Ele foi levado às pressas ao Hospital de Regional de Seridó, mas não resistiu aos ferimentos. Ele trabalhava na rádio Caícó, era também repórter freelance do jornal Tribuna do Norte, e mantinha blog (página da Internet) em seu próprio nome. Conforme informações iniciais, ele havia postado, em setembro, denuncia de suspeita de troca de voto por crack, em Seridó, região densamente castigada pela seca nordestina. A notícia ganhou repercussão nacional, daí o motivo pela sua execução sumária.

Em Ibitinga, Wanderlei, com muito esforço e dedicação, tinha o propósito único de manter a população bem informada, por meio de edição, publicação e distribuição gratuita de exemplares de seu jornal, voltado basicamente para as questões políticas.

Por uma de suas opiniões ou notícias, antes da execução, foi mantido refém em sua própria casa, num dos quartos da residência, na tentativa de demonstrar que o crime seria por roubo. Um dos meliantes acertou-lhe um tiro que atingiu uma das pernas, com a bala acertando a artéria femoral. Wanderlei ainda foi socorrido, mas morreu ao dar entrada nos hospital local.