quinta-feira, outubro 21, 2010

Enfim, Globo perde primazia do monopólio no futebol brasileiro

Levou anos, décadas, mas, finalmente, a Rede Globo perdeu a primazia de só ela poder transmitir jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol. Decisão do Cadê (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) dá condições de todas as demais emissoras do país de disputar o direito na transmissão dos jogos. E o telespectador ou ouvinte poder ter a opção que deseja.

Uma pena que esta decisão não atinja também as demais competições esportivas do país, principalmente quando se trata de selecionados brasileiros, com ênfase ao futebol. Por que só a Globo, se temos outros canais de televisão?

Se a questão é monetária, tudo bem. Que compre os direitos quem tiver mais dinheiro. O que não se permitia era o monopólio total e ditatorial da Globo. Ainda mais por se tratar de que ela usufrui de concessão que é autorizada pelo Congresso Nacional e assinada pela presidência da República. Não coloco em dúvida a aparelhagem tecnológica de que dispõe a emissora de Roberto Marinho, mesmo porque, todos sabem, que ela é financiada pelas oligarquias européia e estadunidense para defender seus interesses destes em coisas do dinheiro público que rola em terras brasileiras.

Mas, é certo que as demais emissoras também tenham o direito de transmitir aquilo que diz direito ao povo. Não pode haver exclusividade nisso. Ainda assim, está sendo dado mais um tempo de lambuja de um ano para a Globo se sustentar, como dona do Brasileirão de 2011. A nova ordem está valendo para 2012 a 2014. Vamos ver no que vai dar.

Nenhum comentário: