terça-feira, setembro 28, 2010

Apenas promessas, são as propostas dos candidatos veranistas

Eles não são da região, mas quando são chamados procuram ser o mais gentil possível com o eleitorado daqui. São os casos de Telma de Souza, Maria Lúcia Prandi, Arnaldo Jardim, Fausto Figueira, Arnaldo Faria de Sá, Arnaldo Madeira, Beto Mansur, Campos Machado, Paulo Maluf, Waldemar Costa Neto e outros. Todos eles têm um interesse em comum pelo Vale do Ribeira: o voto do povo daqui. Por esta razão, procuram não se descuidar e estão sempre atentos às necessidades do povo.

Atualmente, de todos eles, quem mais tem sido atuante e presença marcante nas lutas e conquistas sociais é a deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT), que nestas eleições concorre a uma vaga na Câmara Federal. Demonstrando muita simpatia pela região, ela diz que, se eleita, o Vale do Ribeira, terá sua voz duplicada na Câmara dos Deputados: a dela e a do deputado Márcio França, caso ele se reeleja.

A ex-prefeita e atual vereadora de Santos, Telma de Souza (PT) já foi por vários anos campeã de votos no Vale do Ribeira. Ela foi uma das pioneiras pelas causas da região nos anos 80. Quando se imaginava que ela fosse ter todo o respaldo do governo Lula, eis que Telma sumiu do cenário, não conseguindo a reeleição e perdendo o prestígio no próprio partido. Desapontada com os rumos tomados pelo partido, Telma ressurgiu das cinzas ao se eleger vereadora e agora, revigorada, tenta conseguir uma vaga na Assembléia Legislativa.

Da escola malufista, o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB) há várias eleições tem conseguido manter seus ‘votinhos milagrosos’, que somados aos da Baixada Santista e Grande São Paulo tem se mantido no cenário da política nacional. Outro da linha malufista, Campos Machado (PTB) ainda nutre o sonho de ainda ser candidato a governador. Enquanto isso não acontece, ele tenta mais uma reeleição a deputado estadual com a ajuda, de muitos anos, do eleitorado da região.

Arnaldo Jardim, atual deputado pelo PPS, sempre se qualificou de centro esquerda, mas adora ‘namorar’ o poder. Com isso, ele tem conseguido arrastar a um bom tempo os votos do Vale, graças amizade com o atual governador Alberto Goldman, que também sempre teve votos dos municípios locais.

O deputado federal Arnaldo Madeira (PSDB) aprendeu a ter votos no Vale, graças à parceria com o deputado estadual Samuel Moreira (PSDB), desde os tempos em que este foi prefeito por duas vezes de Registro. Ele espera repetir a dose.

O ex-prefeito de Santos, Beto Mansur (PP), que nas eleições de 2006 tomou o lugar de Telma de Souza na Câmara Federal, é mais um que aprendeu que os votos do Vale são fundamentais para serem somados aos de Santos, Baixada Santista e Litoral Norte. O também deputado Fausto Figueira (PT) tem sido figura conhecida do eleitorado regional. Ele montou sua base de ações políticas e sociais, e espera ser recompensado pelos empenhos dos últimos anos.

Há os candidatos cara de pau, como Waldemar Costa Neto (PL), que mesmo depois de ter renunciado ao cargo e se envolver em esquemas de corrupção, aparecem para pedir votos, sem qualquer pudor ou remorso. Assim também ocorre com o decano da política, Paulo Maluf (PP), que ainda mantém grande número de simpatizantes. Aliás, ele ainda é o campeão de votos na região.

Estima-se que 300 candidatos a deputado federal estejam circulando pela região em busca dos votos do eleitorado local. Os investimentos deles são feitos conforme amarrações que fazem com os candidatos a estadual.

Nenhum comentário: